×
SESC

01 Fev 2020 15h23

Plano de aula especial para o dia das mães


TEMA: Conselhos de mãe                                    DURAÇÃO: 50 minutos
OBJETIVOS:
-Envolver nossos sentimentos e pensamentos.
-  As queridas mãezinhas colaboradoras do Pai Celeste o qual nos doou a vida espiritual e as mãezinhas o corpinho físico e agradecer-lhes  os conselhos maternais.
PREPARAÇÃO DA SALA: com muitas flores, corações, figuras de mães com seus filhos e Maria de Nazaré

 
10 min     INCENTIVAÇÃO: entregar para cada criança um coração e pedir para que não rasgue ou amasse e deixem sobre a   mesa. Em seguida falar para que prestem bastante atenção, colocar uma música harmônica e a mensagem   (Conselho materno) no retroprojetor, ou data show ou um cartaz e ler pausadamente e com tranquilidade a mensagem para as crianças. 
  Pedir à criança que guarde o conselho materno em seu coração. Perguntar à elas: como farão isso? Pegar o  coração de papel onde irão expressar em forma de desenho, frases ou poemas o conselho que elas guardarão em seu coração por toda a sua vida. Após cada criança irá guardar o seu coração para levá-lo para casa.
15min     DESENVOLVIMENTO:
  No quadro terá 3 painéis em forma de casa, onde acontecerão as passagens da Vida do Chico Xavier com suas 3  mães. (mãe Dona Maria João de Deus, madrinha Rita de Cássia e madrasta Cidália).
  Vocês já ouviram falar do Chico Xavier?
 Ele também guardou os conselhos das mulheres que o amavam como mãe. Neste momento o evangelizador ensina a criança a fazer uma casa de dobradura com papel colorido e guardar. Após as crianças pegarão as fichas com os ensinamentos obtidos pelo Chico através de suas mães e colocarão no lar que acham correspondentes. Depois a evangelizadora fará as correções e explicações conforme segue abaixo:
  LAR 1: Mãe Dona Maria João de Deus. Colocar a figura do Chico no primeiro lar colar as fichas na casa de tudo que aquela mãe lhe ensinava. 
  Fichas: oração, compreensão, fé, esperança, caridade.
  LAR 2: Madrinha Rita de Cássia. Tirar a figura do 1 lar e colar na segunda casa com as fichas de tudo que aprendeu com ela.
  Fichas: resignação, perdão, paciência, renúncia, obediência.
  LAR 3: Madrasta Cidália. Tirar o Chico do 2 lar e colar na terceira casa com as fichas de tudo que aprendeu com ela.
  Fichas: humildade, fraternidade, trabalho, estudo e respeito.
 
5min   
   FIXAÇÃO: no quadro terá um coração em forma de janela. No coração de fora colar a figura do menino Chico e envolta todas as fichas formando a sua áurea. Que foram os aprendizados que guardou no coração que teve de suas queridas mães.
  Logo após abrir o coração onde terá um foto de Chico adulto com a frase (Chico, verdadeiro homem de bem).  
 
20min    REFLEXÃO: fazer com que a criança reflita sobre os ensinamentos obtidos pelo Chico através de suas mães. E mostrar para cada criança que mesmo com todo o sofrimento que o Chico passou no segundo lar através de sua madrinha que sofria tormentos obsessivos ele guardou no coração o perdão, o trabalho e o valor da oração ensinado por sua mãe.
  Devemos sempre amar e perdoar as nossas mães, como Jesus amava e respeitava sua mãe Maria para nos tornarmos homens de bens. (mostrar a figura de Jesus e Maria).
  Perguntar para as crianças: quais dessas virtudes você cultiva no seu lar. Escreva em um lado da casinha e no outro cole o seu coração.
   OFICINA: cada criança fará um lindo cartão e um colar para suas mães.
 
     RECURSOS:
    TODAS AS CASINHAS E AS FIGURAS DE MÃES E DO CHICO XAVIER 
   FAZER:
1.     CORAÇÕES PARA CADA ALUNO
2.     FICHAS COM OS ENSINAMENTOS
3.     FRASE: CHICO XAVIER VERDADEIRO HOMEM DE BEM
4.     PAPEL COLORIDO PARA FAZE CASINHA DE DOBRADURA
5.     LAPIS PRETO E DE COR, GIS DE CERA E COLA
6.     SOM, CD MÚSICA HARMÔNICA.
7.     MATERIAL DO CARTÃO E CONFECÇÃO DO COLAR
BIBLIOGRAFIA
RAMIROS GOMES LINDOS CASOS DE CHICO XAVIER
1.     TENHA PACIÊNCIA MEU FILHO
2.     O VALOR DA ORAÇÃO PÁGINAS 38 A 42
3.     CONSELHO MATERNO
4.     O ANJO BOM
5.     A HORTA EDUCATIVA