×
SESC

02 Set 2017 17h23

Formação de Médiuns

 Os candidatos a trabalhador da Casa Espírita adentram as atividades por meio da Escola de Estudos Espíritas, que acontece aos sábados a noite. Os participantes que concluem os quatro cursos básicos (Ciclo Introdutório) estão preparados e, por isso, são convidados a integrar a equipe mediúnica. Nos trabalhos mediúnicos, o participante é indicado para os estudos da fase de iniciação mediúnica, chamada FASE 1. O programa semestral da FASE 1 compreende três etapas. As duas primeiras semanas são dedicadas aos esclarecimentos gerais, tão necessários aos médiuns iniciantes, conforme nos alerta kardec:
 
“Assim, pois, a inteligência prévia dos fatos não só as coloca em condições de se aperceberem de todas as anomalias, mas também de aprenderem um sem-número de particularidades, de matizes, às vezes muito delicados, que escapam ao observador ignorante. Tais motivos que nos forçam a não admitir, em nossas ações experimentais, senão quem possua suficientes noções preparatórias, para compreender o que ali se faz, persuadido de que os lá fossem, carentes dessas noções, perderiam seu tempo, ou nos fariam perder o nosso.” ( Allan Kardec, O livro dos médiuns, 59 ed.,cap.III, item 34).
 
 
 
As etapas da FASE 1 estão divididas conforme a seguir:
 
 
1ª Etapa: É constituída por 02 aulas de esclarecimentos gerais, abrangendo o tempo integral da FASE I. A mediunidade; O espiritismo e a Casa Espírita; Regimento Interno da mediunidade: condutas do médium espírita; Os objetivos e a metodologia da Fase I são os temas relevantes que serão tratados nestas aulas.
 
2ª Etapa: Nesta etapa (3ª, 4ª e 5ª semanas) o médium vivenciará progressivamente os três momentos da FASE I e terá, no 1º momento, os exercícios, e, no, 2º momento, estudos direcionados às dúvidas mais comuns nesta fase do desenvolvimento. (Vide Quadro resumo das etapas do desenvolvimento mediúnico, p. 84).
 
3ª Etapa: A partir da 6ª semana teremos os três momentos de exercícios mediúnicos e as dúvidas serão esclarecidas nos momentos de avaliação e nos cursos.
 
 
 
Segue o quadro resumo das etapas do desenvolvimento mediúnico – FASE I
 
 
Se quiser saber mais sobre o assunto consulte o livro “Como Desenvolver a Mediunidade - Manual Prático” da Editora Auta de Souza ou acesse o site www.ocentroespirita.com