×
SESC

02 Set 2017 17h42

Faltam trabalhadores comprometidos com a Casa Espírita?

 "[...] somos chamados, na Doutrina Espírita, a estudar instruindo-nos, e, pela

mesma razão, advertiu-nos Jesus de que apenas o conhecimento da verdade nos fará
livres." (Autores diversos, Caminho espírita, 2. ed., p. 144).

No sábado, das 17:30 às 20:00 temos o momento dedicado ao estudo, troca de experiências e pesquisas. Os cursos que congregam todos os trabalhadores da Casa Espírita estão divididos em cursos do Ciclo Introdutório e das Escolas para Formação de Trabalhadores dos Institutos.

O espírita faz-se aluno no sagrado mister de aprender para melhor servir, compreender para ensinar e conhecer para amar.
O Ciclo Introdutório representa uma proposta de estudo sistematizado e regular da Doutrina Espírita em que o neófito adquire conhecimentos teóricos e de práticas assistenciais que o habilita a integrar-se, posteriormente, no Ciclo de Especialização. É composto de quatro cursos, de duração semestral.

 Cursos no Ciclo Introdutório

 1-Conheça o Espiritismo:


Um curso sistematizado e regular destinado, àqueles que desejam conhecer o Espiritismo, suas verdades e sua aplicação prática. Deus, Jesus, Allan Kardec e Doutrina Espírita, espírito, perispírito e corpo, reencarnação, mediunidade, obsessão pluralidade dos mundos habitados constituem, dentre outros, palpitantes assuntos para o despertamento e iluminação da alma.
 

 

 

 

 

2- Nosso Lar:


 

O curso Nosso Lar constitui um estudo do livro Nosso Lar, do espírito André Luiz e psicografia de Francisco Cândido Xavier, editado pela Federação Espírita Brasileira, Esse curso objetiva estudar a experiência vivida por André Luiz no plano espiritual.
 

 

 

 

 3- Passe:


 

Constituindo importante estudo dos mecanismos de ação, dos tipos e das técnicas dessa eficiente terapêutica exemplificada por Jesus, esse curso pretende formar passistas esclarecidos, capazes de atuar no auxílio magnético na Casa Espírita.

 

 

 

 

4 - Corrente Magnética:


Trata-se de um estudo dirigido e sequenciado do livro  Corrente Magnética: pesquisa bibliográfica, relatos, interpretações e manual de aplicação, publicado pela Editora Auta de Souza. Objetiva identificar a fundamentação doutrinária desse eficiente método desobsessivo, sua utilidade e aplicação no tratamento e prevenção das doenças obsessivas.
 

 

 

 

Como Funciona:
Cronograma

Horário Atividade
17:30 - 18:00 Recepção e Alegria Cristã
18:00 - 18:20 Abertura dos cursos (Prece inicial, avisos e encaminhamento para as salas de aula)
18:20 - 18:50  Exercício da Reforma Íntima (30')
18:50 - 20:30 Cursos sistematizados (100')

Recepção


Os alunos chegam à casa espírita trazendo os livros conforme o curso em que estão matriculados, são recepcionados com músicas alegres e depois são encaminhados para as salas







Reforma Íntima – Sustentáculo Doutrinário

 

 

Os alunos discutem sobre as passagens marcantes do livro utilizado como sustentáculo doutrinário

 



Reforma Íntima – Conversa Fraterna

Os alunos conversam, dois a dois, sobre os momentos que lhes marcaram durante a semana que se passou.

 

 

 

 

 

Reforma Íntima – Avaliação: 

Cada aluno registra na Agenda da Reforma Íntima o desempenho obtido conforme a meda do dia e o balanço da semana


Estudo: 


Os alunos estudos o(s) livro(s) referente(s) ao curso em que estão matriculados

Ciclo de Especialização

O Ciclo de Especialização visa a preparação do trabalhador para atuar em determinado campo do conhecimento humano e espiritual e na prática assistencial dos diversos Institutos do Centro Espírita. É composto pelas Escolas de Formação de Trabalhadores dos Institutos.
Os Institutos representam a sistematização no campo teórico-prático do processo educacional. Visam dar aplicação à proposta pedagógica de formação de trabalhadores no Centro Espírita. Ao integrar-se no Ciclo de Especialização, o trabalhador poderá, concomitantemente, participar da Escola para Formação de Trabalhadores e da Escola de Médiuns.

Cada Instituto possui duas áreas de atuação:
1- Escola para formação de Trabalhadores
2- Núcleos de Trabalho

As Escolas para Formação de trabalhadores são responsáveis pela unidade de princípios, especialização de tarefas e formação dos trabalhadores de cada Instituto, capacitando-os a melhor desempenharem suas atividades. Os Núcleos de Trabalho objetivam, dentre outras atividades, colocar em prática a teoria.

Veja abaixo a relação dos Institutos, priorizados conforme as necessidades imediatas das tarefas na Casa Espírita:
1 - Instituto da Criança
Visa a implantação e organização da Escola de Evangelização Espírita Infantil para atendimento às crianças de 0 a 11 anos, bem como da Escola para Formação de Evangelizadores Espíritas para a Infância, preparando-os para a atuação nas atividades de evangelização infantil da Casa Espírita.

2 - Instituto do Jovem
Objetiva atender, educar e acompanhar o jovem a partir de 12 anos, à luz do Espiritismo, no intuito de fortalecê-lo junto à seara cristã, bem como especializar trabalhadores que atuarão na evangelização juvenil.

3 - Instituto do Esclarecimento e Família
Destina-se à formação de instrutores para os cursos do estudo sistematizado da Doutrina Espírita, assim como trabalhadores para a as atividades de evangelização da família, para a caravana de culto nos lares, alfabetização cristã, cursos de Esperanto, reunião pública, dentre outras, coordenadas pelo Instituto.

4 - Instituto da Caridade
Visa formar trabalhadores para atuarem em todos os setores de assistência social da Casa Espírita e posto de assistência, possibilitando a promoção da família por meio da educação pelo trabalho, ministrando cursos de laborterapia e profissionalização; reeducação pelas escolas de assistência ao alcoolista, amparando a maternidade e o idoso, aos problemas do sexo e da dependência química, prevenção de suicídio e fobias.

5 - Instituto da Divulgação
Objetiva a formação de trabalhadores especializados na divulgação da Doutrina Espírita, preparando-os para atuarem em atividades de caravanas, campanhas, livro espírita, confecção de periódicos (jornais e revistas), oratória, televisão, cinema, teatro, música, internet, etc.

6 - Instituto da Mediunidade
Comum a todos os Institutos, o Instituto da Mediunidade aspira à formação de médiuns esclarecidos para atuarem nas diversas atividades mediúnicas da Casa Espírita, oportunizando aos trabalhadores dos outros institutos a participação nas atividades de desenvolvimento mediúnico, passes, equipe de vibração, corrente magnética, dentre outras.

Quer saber mais sobre o ciclo introtrodutório? Visite o site www.ocentroespirita.com