×
SESC

02 Set 2017 17h14

Como fazer Mocidade na Casa Espírita

A integração do jovem no Centro Espírita 

 “A melhor forma de integração do jovem, na Casa Espírita, é através do trabalho. [...]. O jovem espírita é o nosso continuador. Engajá-lo nas atividades habituais, procurando fazer com que ele sinta a responsabilidade da casa, que se vincule, que assuma compromissos dentro do seu nível de conhecimento e das suas possibilidades [...] para que nos ajudem a arrebentar os ranços que trazemos do passado e dêem ao nosso movimento uma dinâmica nova.” (Divaldo Franco, Diálogo com dirigentes e trabalhadores espíritas, 3. ed., p. 67-69).
 
O instituto do jovem
 
O Instituto do Jovem é um departamento da Casa Espírita que visa atender, evangelizar e acompanhar o jovem, a partir de 12 anos. Proporcionará à juventude um espaço participativo, criativo e de interação cristã. Dividir-se-á em duas ações: formação da mentalidade cristã do jovem e a especialização de trabalhadores para a Evangelização Juvenil.
 
Organização do Instituto do Jovem
 
O Instituto do Jovem compõe uma estrutura organizacional específica como os demais Institutos da Casa Espírita, trabalhando em conjunto com ações especializadas junto à Direção da Instituição, e é composto pelas seguintes funções administrativas:
 
- Direção do Instituto Jovem;
- Conselho Executivo do Instituto Jovem;
- Secretaria Geral;
- Escola para Formação de trabalhadores;
- Núcleo de Mocidade;
- Núcleo do Trabalhador Jovem;
- Núcleos especializados.
 
 

A mocidade espírita
 
A Mocidade é o Núcleo de Trabalho do Instituto do Jovem que irá atender, acompanhar e direcionar o jovem a partir de 12 anos nas atividades da Casa Espírita, bem como propiciar trocas de experiências e oportunidades de contribuição do jovem para a própria Mocidade e para o Centro Espírita a qual está vinculado.  Propõe em seu trabalho, cursos, atividades práticas, oficinas de arte e recreação, atividades de reforma íntima e alegria cristã que visam enriquecer o patrimônio espiritual do jovem e prepará-lo para as atividades do Centro Espírita, fortalecendo-o na atual encarnação.
 
 
“A mocidade tem capital importância, porque é a primeira orientação para o destino; nela, o esquecimento do passado é completo; este
 não existe mais, e todas assuas potências estão voltadas para o futuro. Eis por que os moralistas e os educadores concentraram sua experiência e seus esforços nesse prefácio da vida humana [...].” (Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p. 200).
 
Objetivos da Mocidade Espírita:
 
- Traçar diretrizes seguras, dentro do evangelho, a fim de que, atravé da sua formação moral, seja o jovem a base de uma sociedade feliz.
- Acompanhar o desenvolvimento físíco, moral e psicológico do jovem, proporcionando estudos doutrinários e atividdes práticas.
- Estimular o jovem ao trablho e a iniciativa da auto-educação.
- Propiciar meios de integrar a juventude a Jesus.
 
 
Estrutura Pedagógica
 
 
Divisão em níveis
 
A editora Auta de Souza divulga a metodologia “O Centro Espírita: Escola da alma”, que em sua proposta de evangelização tem início na Escola de Evangelização Espírita Infantil com a divisão pedagógica em Nível I (Crianças de 0 a 5 anos) e Nível II (Crianças de 06 a 11 anos) dando continuidade na Mocidade com os níveis III (Jovens de 12 e 13 anos) e Nível IV(Jovens a partir de 14 anos), cada nível possui uma grade curricular própria com vistas a um atendimento adequado a cada realidade.
 
O atendimento aos jovens que participam da Mocidade dar-se-á em dois níveis obedecendo ao critério de idade, visto a necessidade de um acompanhamento adequado às transformações espirituais, físicas e psicológicas específicas de cada fase.
Esta divisão em níveis fica estabelecida apenas para fins pedagógicos.
 
 
Funcionamento da Mocidade no Centro Espírita
 
 A Mocidade Espírita desenvolverá suas atividades no sábado pela manhã para estar integrada com o funcionamento dos demais Institutos da Casa Espírita, auxiliando e sendo auxiliada pelos diversos setores de trabalho. Segue abaixo o quadro de horário/atividades:
 
 Dia: Sábado
 
Horário das atividades: 

8:00 às 8:10 - Preparação geral dos trabalhadores do Centro Espírita;
8:10 às 8:15 - Deslocamento para sala de planejamento;
8:15 às 9:00 - Planejamento dos Instrutores/Escola do Trabalhador Jovem
8:30 às 9:30 -Tratamento espiritual infanto-juvenil (direcionados para jovens em tratamento);
9:00 às 9:10 - Recepção/Alegria Cristã/Prece;
9:10 às 9:40 - Oficinas Recreativas;
9:40 às 10:00 - Lanche;
10:00 às 11:10 - Atividades Práticas;
11:10 às 11:20 - Intervalo;
11:20 às 11:40 - Reforma Íntima;
11:40 às 12:35 - Curso (55’) e prece final em sala;
12:35 às 12:45 - Sopa/Organização do local;
12:45 às 13:00 - Encerramento dos trabalhadores;
 
a) Recepção
Momento de recepção e boas vindas ao jovem que chega na Mocidade. Está sob a responsabilidade da equipe de Recepção.
 
b) Alegria Cristã
Momento planejado onde são desenvolvidas técnicas e dinâmicas com os jovens além de músicas que edificam.
 
c) Escola do Trabalhador Jovem
A Escola do Trabalhador Jovem é um Núcleo de Trabalho do Instituto do Jovem que visa à preparação de trabalhadores e dirigentes para atuarem nas diversas áreas de trabalho do Centro Espírita.
 
c) Oficinas Recreativas
É um momento de 30 minutos em que são desenvolvidas atividades recreativas com os jovens visando a integração do grupo e melhorando o relacionamento na Mocidade. Podem ser desenvolvidas atividades como oficinas de violão, pintura, desenho, futebol, jogos pedagógicos, culinária, entre outras, que objetivam promover o lazer e convivência fraternal.
Vale lembrar que este momento deve ser planejado, organizando-se todo o material com antecedência para que não hajam improvisações e outras ocorrências que possam dificultar o trabalho.
 
d) Atividades Práticas
Esta atividade visa associar os conhecimentos doutrinários às práticas da caridade, não só despertando a consciência juvenil para o Bem, mas também, desenvolvendo seu poder de concentração, disciplina e desenvolvimento de suas potencialidades.
As atividades práticas estão vinculadas à parte doutrinária visando oportunizar ao jovem a vivência nos diversos trabalhos, cada um com seus objetivos morais e pedagógicos. Vale lembrar que todas as atividades práticas da Mocidade deverão possuir caráter assistencial.
 
e) Programa de Reforma íntima
O Centro Espírita como Escola da Alma, necessita organizar programas metódicos, sequenciados e permanentes de Reforma Íntima, auxiliando seus frequentadores, alunos e trabalhadores no exercício inadiável da evangelização de si mesmos. No que diz respeito aos jovens, é necessário organizar-lhes o pensamento num programa de reforma íntima, com um material elaborado para este programa.
 
f) Cursos
O objetivo deste momento é o conhecimento e enriquecimento doutrinário do jovem. Os cursos serão sequenciais e gradativos, cuja grade curricular é estabelecida pelo Instituto.
 
 
Grade Curricular 
 
 
 
* A Reunião Pública Jovem foi prevista com o objetivo de atender os jovens novatos que adentrem a Mocidade após a quarta aula do início dos cursos, tendo a coordenação da Mocidade a opção de escolher dez aulas dos trinta e cinco temas oferecidos no curso O Jovem e o Mundo, que estará disponível no site “O Centro Espírita”, e aos jovens que não chegarem às 9hs.
 
Normas da Mocidade
 
a) Horário - O horário para o início das atividades será às 09:00 e os jovens que estão em tratamento às 08:30. O aluno que chegar atrasado será encaminhado para a sala de Reunião Pública Jovem.
 
b) Frequência - Serão anotadas em ficha própria as presenças das aulas, para efeito de avaliação e promoção.
 
c) Critérios de aprovação e promoção nos cursos - Serão aprovados e promovidos para o curso subsequente os alunos que tiverem no máximo 03 faltas durante o semestre.
 
 PARA SABER MAIS, ACESSE: www.ocentroespirita.com