×
SESC

05 Out 2019 19h01

“Deixai que venham a mim as criancinhas...”


Encontro Fraterno Auta de Souza - NÍVEL I

TURMA: Maternal e Jardim       DATA:
Tema: “Deixai que venham a mim as criancinhas...”

Tempo: 1h30min




Responsáveis:__________________________________________
 



OBJETIVOS:
 
  • Estimular a compreensão dos evangelizandos que quando Jesus diz: “Deixai vir a mim as criancinhas”, quer dizer: os humildes, puros de coração – esclarecer que a pureza do coração é algo a ser conquistado e praticado com esforços em ter e manter bons pensamentos e boas ações junto à vigilância dos pensamentos e da oração.
  •  Compreender que a bondade e a gentileza é fruto da fraternidade, que é oferecer ao próximo tudo aquilo que de melhor há em nosso íntimo;
  •  Esclarecer que a formação de bons hábitos é imprescindível para nossa reforma espiritual, e que devemos, portanto, buscar e vivenciar a cada momento a bondade, gentileza, amizade, bons sentimentos, retirando de nosso convívio todo preconceito, seja de cor, raça, religião ou posição social.
  • Estimular a compreensão dos evangelizandos do conteúdo estudado com o auxílio da Cartilha do Bem do Espírito Meimei, psicografia de Francisco Cândido Xavier.
  • Esclarecer que o chamamento de Jesus: “Vinde a mim as criancinhas, pois é delas o reino dos céus.” não se restringe apenas às crianças, mas para todos nós que estamos na senda evolutiva, pois independentemente da idade podemos nos esforçar para conquistar a pureza do coração por meio de atos e atitudes.
  • Destacar que o “Reino dos Céus” se refere à vida futura, que se alcança por meio da reforma íntima, pois o nosso progresso se desenvolve ao longo das reencarnações quando nos propomos a amar e servir com bons pensamentos, atitudes e vigilância.
  • Compreender que Jesus é o nosso modelo de perfeição e que devemos vivenciar a cada momento, a bondade, a gentileza, a amizade, os bons sentimentos, retirando de nosso convívio todo preconceito, seja de cor, raça, religião ou posição social.

TEMPO

ATIVIDADE

RECURSOS


2 min
Recepção das crianças e decoração da sala
Quando as crianças entrarem na sala, ouvirão músicas harmônicas que poderão ser as da Alegria Cristã.
  • Deixar a sala agradável, com elementos que aumentem o interesse da criança pela aula.
  • Os evangelizadores estarão neste momento recebendo as crianças com muito amor e carinho, pode-se deixar balões coloridos espalhados pela sala.
  • O evangelizador usa um boneco articulado: Jesus, com cabeça, pés e mãos, roupa de TNT par receber as crianças na entrada da sala, dizendo: “Vinde a mim as criancinhas....”
( recebendo-as com um abraço fraternal, dizendo: que alegria recebê-los num dia tão especial quanto esse!.. entregando um pirulito...)

 https://3.bp.blogspot.com/-lgviCeQWo7Y/XHZW1uIGsnI/AAAAAAAALu4/bxkqBqnQcjsMw3F7UlW_t0BtrNvA2ayLQCLcBGAs/s320/IMG_20190210_111132600.jpghttps://4.bp.blogspot.com/-9ZxlVuojfEQ/XHZXySvQIRI/AAAAAAAALvE/DvrUMlaDaQAPaKQ1_xa_5cmwfN_nWC3mwCLcBGAs/s320/IMG_20190210_111146730.jpg
 
 
  - CD, Som*
  - Balões
  - Pirulitos
-Boneco articulado de Jesus
-Decoração da sala com árvores frutíferas e uma árvore sem frutos
O evangelizador usa um boneco articulado: Jesus, com cabeça, pés e mãos, roupa de TNT par receber as crianças na entrada da sala, dizendo: “Vinde a mim as criancinhas....”(recebendo-as com um abraço fraternal, dizendo: que alegria recebê-los num dia tão especial quanto esse!.. entregando um pirulito...)






8 min
Prece Inicial (Música clássica e prece)
Aprendendo com Jesus
Estudando o conteúdo
O evangelizador se apresenta, pergunta o nome de cada criança e mostra o boneco articulado e diz que Jesus, nosso irmão, guia e modelo de perfeição que todos devemos seguir para sermos felizes, distribuía muita paz e amor por onde passava, e todos queriam ser abençoados ou curados pela sua presença de paz.
Passagem evangélica
Introduzir o tema da aula trazendo a pergunta sobre o Sermão da Montanha e falar sobre esta passagem, sua importância e focar nesta Bem  Aventurança os “Puros de
coração”, bem como seu significado (Aventurança, Pureza de coração etc.).
Expor a passagem bíblica em um cartaz e pedir ajuda para interpretá-la trazendo a leitura para nosso mundo hoje.
“Apresentaram-lhe, então, criancinhas, a fim de que Ele as tocasse; e como seus discípulos afastassem com palavras rudes aqueles que as apresentavam, Jesus vendo isso zangou-se e lhes disse:
- Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais; porque o reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham. Eu vos digo em verdade, todo aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, nele não entrará. E as tendo abraçado, as abençoou, impondo-lhes as mãos” (Marcos, X, v. de 13 a 16).            )

Incentivá-los a participar com as perguntas:
- As crianças são puras?

- Jesus disse que o Reino dos Céus é para as crianças?
- O que é pureza?
- Como sabermos se temos um coração puro?

Explicar o significado das palavras do trecho lido:
Criança: símbolo de pureza que nos traz a lembrança da nossa missão enquanto espírito nesta encarnação. Temos no corpo físico a fragilidade, meiguice e inocência que nos dão a oportunidade de aprender, se redimir, ser humilde enquanto “aprendizes da vida”; crianças no corpo, mas Espíritos com muitas vivências.
Reino dos Céus: O mundo celestial. Temos que progredir bastante para sermos merecedores desta morada. Temos a eternidade para chegar lá; então é preciso começar agora porque o tempo passa muito rápido.
O Reino dos Céus representa o estado de paz interior e plenitude a que todos chegaremos quando formos puros de coração.
Exemplo de Pureza:  Jesus Cristo. Obviamente estamos longe de atingimos a perfeição de termos nobreza e pureza de sentimentos como o Amado Mestre no entanto, todas as vezes que tivermos dúvidas, voltemos nossos pensamentos ao nosso Anjo de Guarda “se eu fosse Jesus, como agiria?” Esta atitude pode evitar ações que possam causar tristeza, dor, egoísmo e arrependimento etc..

Usar como exemplo: Para facilitar a compreensão de um coração puro usar um copo com água cristalina (amor, tolerância, alegria, fraternidade, solidariedade, boa vontade, educação etc. O coração impuro será representado um copo com água suja de areia e tinta ( raiva, inveja, ódio, egoísmo etc..)
Conclusão: A pureza do coração é algo a ser conquistado e praticado com esforço em
ter e manter bons pensamentos e boas ações, junto a vigilância de pensamento e da oração. Jesus com esse ensinamento nos chama a fazer a renovação de nossos para nossa própria iluminação interior, baseado nas virtudes representadas simbolicamente nas crianças, ou seja, a simplicidade, humildade, espontaneidade e sinceridade que a criança de bons sentimentos possui.
A maior riqueza é a pureza da alma e vem do amor que possuímos e doamos.
http://2.bp.blogspot.com/_3kOUaYKf840/SQSgekRlo1I/AAAAAAAAAWw/g98ZQZtssCk/s400/maes+e+c%C3%A7as.JPG http://4.bp.blogspot.com/_3kOUaYKf840/SQSgSPZZl3I/AAAAAAAAAWo/KXyYWakNmfw/s400/Jesus+e+c%C3%A7as.JPG
Falando de Jesus para a criança
E toda a vida de Jesus foi em prol do bem e da caridade, mesmo quando muitos não o entendiam, o desrespeitavam, atiravam pedras, Jesus tinha sempre uma lição a contar, um ensinamento de perdão, carinho e amor. Jamais diferenciava as pessoas, sendo ricas ou pobres, homens ou mulheres, fracos ou fortes...
(Mostrar gravuras de Jesus exemplificando o bem)
Conversar com eles que, em uma das passagens, Jesus afirmou que a árvore boa dá bons frutos:       - Vejam as árvores da decoração da nossa sala! Essa dá laranjas, outras maçãs e outras flores. E nós? Também podemos oferecer os nossos frutos de fraternidade, pois a pessoa bondosa é semeadora da própria felicidade, aquele que é bondoso sabe cuidar, ensinar, perdoar, consolar e espalhar a alegria.


 
- Aparelho de som e CD clássico
- Placa com a palavra STOP
- Folhas A4
- Giz de Cera
- Figura com ações positivas
e negativas.
- Gravuras da passagem bíblica, em A3

 
















10 min
Trabalhando a quadrinha
“Toda bondade mais simples,
Sincera, nobre, leal,
Ajuda na construção
Do Reino Celestial.”
Meimei

Trabalhando com Jesus
O evangelizador se aproxima da árvore sem frutos, juntamente com as crianças:
 - Observem que essa árvore está sem frutos, vamos colar os frutos da árvore boa? O que podemos fazer para contribuir com a construção do reino de Deus? Afinal, não importa a nossa idade, criança, jovem ou adulto, podemos fazer a nossa parte. Quando Jesus falou vinde a mim as criancinhas, ele se reportou a todos nós, espíritos que estamos em evolução aqui na Terra. Nascendo e renascendo várias vezes para nos melhorar, para aprender a perdoar, trabalhar e melhorar o nosso lar e a nossa comunidade.
http://4.bp.blogspot.com/-NQrXmDPTPRk/UJT84X3QeGI/AAAAAAAAEWU/t1CJQDpX_-I/s1600/Jesus.jpghttp://1.bp.blogspot.com/-vsuYjdw2cNI/UJT85LMqFcI/AAAAAAAAEWg/PjnuFme8mxM/s1600/Jesus1.jpghttp://2.bp.blogspot.com/-yGCks6TWlH0/UJT87UV-WlI/AAAAAAAAEW4/-F5gRQZHSNw/s1600/Jesus3.jpghttp://2.bp.blogspot.com/-g9rJAVCJgBM/UJT88pnJ5wI/AAAAAAAAEXE/y9KDs67pxXA/s1600/Jesus4.jpghttp://4.bp.blogspot.com/-U4ShGGTbV88/UJT92l9nHiI/AAAAAAAAEXQ/ybz2xGsk6GI/s1600/jesus5.jpghttp://1.bp.blogspot.com/-FNynjLbcipc/UJT93fPBpfI/AAAAAAAAEXc/iFWMJFAqo5c/s1600/jesus6.jpghttp://2.bp.blogspot.com/-cDkijfwKudQ/UJT94nadgrI/AAAAAAAAEXo/G6UfEHO8oLQ/s1600/jesus7.jpghttp://4.bp.blogspot.com/-I99C84uD-c4/UJT951jGlqI/AAAAAAAAEX0/hO6myUJdemY/s1600/Jesussss.jpg




  
 
O evangelizador declamará a quadrinha, com auxílio de instrumentos musicais feitos de sucata (pandeirinho, tamborzinho, chocalho etc.), que serão distribuídos para as crianças. À medida em que for falando cada frase, pedir que movimentem os instrumentos recebidos.


- Árvore sem frutos, feita de EVA, com altura de mais ou menos 1 metro;
- fita crepe
- Gravuras (frutos – em tamanho 10cm X 10 cm, mais ou menos) para comporem a árvore boa.
 - Cartaz com a passagem bíblica (OESE – Instruções dos Espíritos – Cap. VIII – Itens 18 e 19 ).
  “Deixai vir a mim as criancinhas”.
 - Fotos de bebês e crianças .
 - Um relógio
 - Imagem do
mundo Celestial
 - Imagem de Jesus
 - Copos de vidro,
água, tinta e areia.
- Figuras representando a doação de amor
     (Boas ações)














 






20 min
Brincando com Jesus
Trilha com obstáculos.
Objetivo: vencer os obstáculos até chegar ao Cristo
O (a) evangelizador (a) pede às crianças que percorram a trilha entre as garrafas, trocando os obstáculos por boas atitudes
Ao chegar ao final da trilha, o (a) evangelizador (a) cola o nome da criança no CD e explica que, assim como na passagem evangélica, em que os apóstolos impediam as crianças, temos em nossas vidas obstáculos que nos impedem de chegar ao Cristo.
 
Trilha de papelão (caminho com curvas)
Imagens coladas em garrafas PET (com água ou pedrinhas), que serão colocadas na trilha)
- jogos eletrônicos/cartilha do bem
- criança com preguiça/criança ajudando em casa
- criança fazendo fofoca/criança fazendo prece
- criança reclamando/criança cantando
- criança dando birra/criança sorrindo
- criança com raiva/criança brincando com outra criança

Painel com imagem de Jesus, tendo nas laterais diversos CDs, cobertos com EVA, em formato de rosto (com cabelo).

2 min
 

Prece Final
- Convidar uma criança para fazer a prece, para as demais repetirem.